23 de março de 2016

CASPA - TRATAMENTO

Para o tratamento da caspa é aconselhado alternar lavagens com xampus específicos e xampus para o uso diário. A caspa seca aparece seguida a uma aceleração da regeneração das células. Para curá-la, basta normalizar esta regeneração com a ajuda de xampus específicos.

Os tratamentos contra a caspa oleosa são muito parecidos. Estas são causadas por um excesso de sebo, consequentemente, é necessário normalizar esta secreção com o auxílio de xampus especiais para cabelos oleosos.

Por vezes, no entanto, a caspa oleosa é causada por crescimento excessivo de um fungo. Neste caso, utilize xampus antifúngicos, à venda nas farmácias locais.
Obs: Lavar frequentemente os cabelos com xampus para cabelos oleosos piora o problema pois isso estimula as glândulas sebáceas, que secretam ainda mais sebo. É melhor, portanto, alternar xampus para cabelos oleosos e xampus suaves.

A dermatite seborréica em crianças geralmente melhora sem tratamento dentro de semanas ou meses. Em alguns casos é necessário tratamento: utilizar xampu para bebês e gentilmente remover a pele descamante com uma esponja macia, também é possível aplicar óleo para bebê para remover a pele descamante e depois passar o xampu.

Caso persista, consulte um médico, pois ele poderá prescrever pomadas/cremes a base de corticóides ou xampus antifúngicos.
A dermatite seborréica em adultos, por ser uma condição crônica, geralmente requer longos tratamentos, como: xampus anti-caspa ou antifúngicos, que geralmente são eficazes após 5 semanas de tratamento.

O xampu deve ser deixado entre 5 a 10 minutos no cabelo antes de enxaguar e deve ser remo vido completamente do cabelo. Caso persista, consulte um médico, pois ele poderá prescrever pomadas/cremes a base de corticóides ou xampus antifúngicos.

A dermatite seborréica em adultos, por ser uma condição crônica, geralmente requer longos tratamentos, como: xampus anti-caspa ou antifúngicos, que geralmente são eficazes após 5 semanas de tratamento.
O xampu deve ser deixado entre 5 a 10 minutos no cabelo antes de enxaguar e deve ser remo vido completamente do cabelo.
Caso persista, consulte um médico, pois ele poderá prescrever pomadas/cremes a base de corticóides ou xampus antifúngicos.

Tratamentos naturais

Existem xampus a base de plantas que auxiliam no tratamento da caspa. Xampus a base de plantas como a mirra, oeucalipto ou a tussilagem e o alcatrão. Para maiores informações sobre a posologia, peça conselhos ao seu médico ou farmacêutico.
O xampu de alcatrão possui alguns inconvenientes, como forte odor e manchar cabelos descoloridos.
O óleo de Melaleuca (Tea tree oil) também pode ser utilizado para combater as caspas. Este óleo é extraído de uma planta Australiana e possui alguns estudos que indicam usa ação contra a caspa.

Dicas

– Se nada for utilizado para interromper a caspa, em longo prazo ela pode provocar uma inflamação (com conseqüências médicas), portanto é importante buscar um tratamento com rapidez.
– Quando o couro cabelo estiver avermelhado ou com muita coceira, é preferível consultar um médico.

– Se as caspas se formarem não somente na cabeça, mas também no corpo, é necessário consultar um médico imediatamente.
– As pessoas que possuem uma pele seca devem evitar lavar demais os cabelos no inverno.
– Para tratar o couro cabeludo, é importante adotar uma alimentação sadia e utilizar xampus suaves.
– Mesmo caso não apresente mais caspa, recomendamos que utilize xampu anti-caspa ou antifúngico algumas vezes por mês, para prevenir novos casos.


– Não leve os cabelos com água muito quente.
– Não durma com cabelos molhados ou úmidos.
– A exposição ao sol pode ajudar a reduzir a caspa. Atenção, o sol pode ser prejudicial para a pele (risco de câncer), então você deve se expor moderadamente e aplicar protetor solar. Pergunte ao seu médico para obter mais informações.



– Use a menor quantidade de produtos para o cabelo, como gel, spray de cabelo, mousse, etc. Com o uso destes produtos, o seu cabelo pode se tornar oleoso, uma fonte de caspa.


Nenhum comentário: